A perspectiva da BiOWiSH Technologies há muito se centra em tornar a agricultura mais eficiente e sustentável. Depois de mais de uma década de investigação aprofundada sobre microrganismos, bem como de um conhecimento profundo da agricultura de campo e da indústria de fertilizantes, a equipe da BiOWiSH desenvolveu um programa inovador com a nossa tecnologia única como um aprimoramento de fertilizantes que traz benefícios para os agricultores e para o ambiente – com a ajuda de microrganismos sinérgicos e estáveis. O aperfeiçoamento microbiano do fertilizanteaumenta a eficiência da utilização de nutrientes e favorece a suas absorções.
O aumento da produção agrícola e a melhoria da eficácia dos programas de fertilidade estão correlacionados com os benefícios da sustentabilidade. A chave para entender como o Melhoramento de Fertilizantes da BiOWiSH® pode ser uma ferramenta de sustentabilidade inteligente para o clima está na forma como a nossa nova tecnologia funciona.
As “Raízes” do Fertilizante Bio-Enriquecido Alimentado por BiOWiSH®
Durante muito tempo, acreditou-se que os microrganismos só eram ativos no solo adjacente às raízes, até que se descobriu que uma classe de microrganismos – os endófitos – na verdade se integram no sistema radicular. Os endófitos desempenham um papel crítico no apoio à absorção de nutrientes pelas plantas, circulando para dentro e para fora das raízes das plantas. Este processo é conhecido como o ciclo da rizofagia e é especialmente utilizado pelas bactérias benéficas.
Os fertilizantes existem para dispersar os nutrientes no solo e depois na planta. Os micróbios do Melhoramento de Fertilzantes da BiOWiSH® atuam como um modo de transporte de nutrientes para a planta, bem como um catalisador para a produção de exsudato radicular que promove o estabelecimento microbiano na rizosfera. Estes fatores, em conjunto, permitem a libertação de nutrientes ligados ao solo, melhorando assim a eficiência da aplicação de fertilizantes.
Os exsudados produzidos pela planta estimulam e alimentam os microrganismos autóctones do solo, dando origem a um ecossistema simbiótico e multifacetado. Graças a esta colaboração, a planta transforma-se efetivamente num agricultor: a planta tem a sua própria colônia de microrganismos, que alimenta de forma dinâmica e gere para se ajudar a crescer. O BiOWiSH descobriu como potencializar a sinergia biótica destes microrganismos benéficos com a biologia nativa do solo e a planta. Chamamos a este efeito a nossa tecnologia HoloGene 3™. É um ciclo que otimiza as condições do solo para uma maior massa radicular e melhora as condições do solo para um maior vigor da planta. O resultado é um potencial de rendimento otimizado através de uma melhor absorção de nutrientes.
As nossas equipes de especialistas em P & D e engenharia projetaram um processo de produção exclusivo que permite que os micróbios sejam revestidos em fertilizantes secos ou misturados com fertilizantes líquidos, mantendo sua viabilidade. A nossa inovação de revestimento mantém a estabilidade dos microrganismos e do fertilizante subjacente, e cumpre os requisitos de integridade do prazo de validade da indústria global de fertilizantes. A estabilidade ao longo da cadeia de fornecimento é importante porque resulta num produto que é fácil de ser utilizado pelo agricultor, com uma proposta de valor consistentemente forte.
Por exemplo, o BiOWiSH® é o único bioestimulante recomendado para o revestimento de ureia pura e que tem uma estabilidade prolongada adequada para a logística de fornecimento de fertilizantes. Este é um avanço para a agricultura moderna e as principais empresas de fertilizantes em todo o mundo estão adotando a nossa tecnologia, criando uma nova classe de Fertilizantes de Eficiência Melhorada (EEF).
A Eficiência no Uso de Nutrientes e o Aumento da Produção Sugerem Benefícios Ambientais
A tecnologia HoloGene 3™ do BiOWiSH® Enhanced Fertilizer, em suma, permite que as plantas acessem fontes de nutrientes que não seriam capazes de utilizar de outra forma. Esta tecnologia melhora a eficiência da utilização de nutrientes e favorece a sua absorção, o que, por sua vez, pode significar que se perdem menos nutrientes para vias improdutivas. Por exemplo, é bem conhecido que a desnitrificação resulta numa menor produção de óxido nitroso — um gás com efeito de estufa 273 vezes mais potente do que o dióxido de carbono.
Além disso, quando as condições dos nutrientes do solo são otimizadas e o rendimento é aumentado, há uma maior taxa de produção por unidade de terra – um uso mais eficiente da terra para alimentar uma população global em crescimento. Está provado que o fertilizante melhorado BiOWiSH® aumenta o rendimento numa média de 7,7% quando adicionado à mesma taxa que o programa padrão. Além disso, a otimização dos programas de fertilizantes com o reforço BiOWiSH® e a aplicação de 10% a 20% menos nitrogênio pode ser uma prática agrícola sustentável que dá aos agricultores flexibilidade para equilibrar o custo dos fatores de produção com um retorno em produtividade.
Para mais detalhes sobre como o Fertilizante Melhorado BiOWiSH® é uma prática inteligente em termos climáticos, consulte este folder.
A BiOWiSH Technologies apoia mais indústrias do que apenas a agricultura, mas a forma como a vemos – todas elas estão interligadas. Para entender como as indústrias e soluções BiOWiSH® se encaixam em uma abordagem holística da sustentabilidade, confira o blog: O impacto de sustentabilidade das soluções BiOWiSH®.