Nem Todas as Soluções Agronômicas Microbianas são Criadas da Mesma Forma, Parte 2

Série de blogues Parte 2 de 3: Flexibilidade e Facilidade de Uso

Na primeira parte desta série, analisamos os diferentes tipos de microrganismos agrícolas e as vantagens da utilização de microrganismos nativos para beneficiar a planta e todos os ciclos de desenvolvimento da cultura, em relação ao processo de introdução de microrganismos não nativos no solo. Neste post, vamos considerar alguns dos diferentes desafios com o manuseio e aplicação de biológicos, bem como alguns outros diferenciadores chaves no mercado.

Práticas de Gestão Microbiana

Alguns microrganismos utilizados em produtos biológicos agronômicos são bastante delicados e vêm com instruções especiais de manuseio e aplicação para garantir que permaneçam vivos e eficazes. Para o agricultor, isto traduz-se em trabalho extra para além das melhores práticas que já utiliza para gerir a sua fazenda. Os produtos biológicos podem ter de ser armazenados a frio ou podem ter de ser “ativados” no local para aumentar a concentração de bactérias boas para níveis eficazes. Podem também ter restrições de uso baseadas na incompatibilidade com certos fertilizantes ou agroquímicos. Estas considerações variam de acordo com o produto, mas a regra geral se mantém que a adição de um produto biológico requer frequentemente uma interrupção da rotina normal do agricultor.

Esta é outra área onde a tecnologia BiOWiSH HoloGene 3 ™ brilha – sua facilidade de uso. Esta tecnologia não se associa apenas aos processos naturais da planta (como discutido na primeira parte desta série), mas também às práticas de gestão padrão do produtor. Com os microbianos BiOWiSH®, os agricultores não têm de se preocupar com etapas adicionais ou medidas especiais de manuseio, nem com os custos adicionais associados a essas aplicações suplementares na fazenda. Melhor ainda, o BiOWiSH® Crop Liquid também oferece opções flexíveis de aplicação.

Os organismos BiOWiSH® são especificamente selecionados com base no seu prazo de validade líder na indústria, versatilidade como revestimentos de fertilizantes sólidos e capacidade de serem misturados com fertilizantes líquidos. Isto dá ao agricultor total flexibilidade para incorporar os microrganismos no seu atual programa de gestão de nutrientes. A partir daí, esses microrganismos trabalham para ajudar a melhorar a absorção de nutrientes e a eficiência geral do uso de nutrientes.

Esta facilidade de utilização, e o fato da tecnologia BiOWiSH HoloGene 3™ estar incorporada nos fertilizantes, faz lembrar outra classe de produtos agronômicos – Fertilizantes de Eficiência Melhorada (EEF). Os EEF são produtos fertilizantes com características que permitem aumentar a disponibilidade de nutrientes e reduzir o potencial de perdas de nutrientes para o ambiente, quando comparados com um produto de referência adequado, conforme definido pela Association of American Plant Food Control Officials (AAPFCO).

Os produtos EEF conhecidos incluem inibidores da urease e da nitrificação (que inibem as vias de perda química de N dos fertilizantes), revestimentos de polímeros de libertação controlada (que titulam os nutrientes no ambiente lentamente ao longo do tempo) e aditivos de micronutrientes. Todos estes produtos têm várias coisas em comum: funcionam através de um único mecanismo de ação, dirigem-se a um único nutriente e abordam o desafio de manter os nutrientes no solo onde estão disponíveis para a planta.

A tecnologia BiOWiSH HoloGene 3™, no entanto, representa um novo tipo de EEF, que aborda o desafio de fornecer nutrientes do solo através das raízes para onde eles são necessários, em vez de apenas garantir que eles permaneçam no solo. Ao contrário dos Fertilizantes de Eficiência Melhorada tradicionais, a abordagem BiOWiSH® aborda vários nutrientes e apresenta vários mecanismos de ação relacionados e independentes dos nutrientes.

Os benefícios do BiOWiSH® estendem-se para além do solo e para o microbioma do solo. Devido a estes mecanismos de ação únicos e diversos, e ao fato de não existir atualmente uma classificação de EEF que inclua produtos microbianos com os nossos mecanismos de ação, o BiOWiSH® Crop Liquid pertence a uma nova classe, uma classe própria. Tem um prazo de validade alargado e é adicionado ao fertilizante, tornando o microrganismo fácil de aplicar e, ao mesmo tempo, melhorando a eficácia do fertilizante.

Eficaz e fácil? É esse o nosso objetivo… e estamos muito orgulhosos dele.

Na próxima publicação, abordaremos o desafio final do agricultor – garantir que o microrganismo selecionado é um produto de qualidade e formulado conforme anunciado no rótulo. Esta pode ser a maior razão pela qual os microbianos agronómicos não são criados de forma igualitária.

 

Autor

John Gorsuch

Director of R&D
BiOWISH Technologies Inc.
Cincinnati, Ohio 45208 USA