Embora o sonho de todo agricultor seja uma safra perfeita, em que se tira uma ótima colheita de cada planta, há muitos fatores que impedem que isso se torne realidade. Os agricultores enfrentam uma infinidade de desafios em sua busca para garantir rendimentos econômicos aceitáveis, muitos dos quais estão sob pouco ou nenhum controle, especialmente no momento atual, quando os custos dos insumos estão mais altos do que nunca. Continue lendo para saber mais sobre esses obstáculos e os fatores que são fundamentais para impulsionar uma melhor produção agrícola, diante de condições cada vez mais difíceis.
Desafios dos agricultores de hoje
A agricultura no século 21 é muito diferente do que costumava ser. Em 2008, os agricultores enfrentaram preços exorbitantes de fertilizantes, o que impactou imensamente as suas lucratividades. Em 2022, os preços dos fertilizantes voltam a subir. Com o fertilizante sendo tão essencial para o rendimento das culturas, é um suprimento necessário para os agricultores. Infelizmente, com o custo de fazer negócios muito mais alto do que no passado, alguns agricultores com áreas menores estão sendo forçados a abandonar completamente a agricultura.
As alterações climáticas também estão afetando a biodiversidade e a produtividade agrícola em todo o mundo. Com mais emissões de gases de efeito estufa no ar, como dióxido de carbono, os agricultores podem ver plantas daninhas mais invasivas surgirem. O aumento das temperaturas também é preocupante, pois um número crescente de ondas de calor e secas vão ditar se as plantas podem crescer de maneira efetiva. O calor também pode ajudar as ervas daninhas e pragas a prosperarem, criando condições inadequadas para as lavouras. Além disso, as mudanças climáticas aumentam a frequência de condições meteorológicas extremas, como tempestades e furacões.
Outro desafio é o aumento da população em todo o mundo e o desenvolvimento de terras agrícolas. A indústria agrícola é pressionada a ajudar a atender a uma crescente demanda por alimentos, enquanto alimentos de maior qualidade ganham importância.
Embora esses não sejam todos os problemas enfrentados pelos agricultores, certamente são alguns dos mais relevantes e continuarão a ter impacto na produção e nos lucros.
Fatores que influenciam o potencial produtivo
Existem vários fatores que podem afetar o potencial produtivo, incluindo:
- Produtividade do solo – Solo de qualidade ajuda as plantas a crescerem. A capacidade do solo de sustentar o crescimento vegetal pode ser afetada por muitos fatores. O solo deve ser física, química e biologicamente viável para atigir uma alta produtividade agrícola. Se o solo perdeu sua matéria orgânica ou diversidade biológica e, se o solo estiver altamente compactado, difícil de quebrar ou desprovido de minhocas, as plantas podem sofrer. Enquanto isso, as plantas terão uma chance melhor de prosperar no solo que abriga minhocas, que melhoram a aeração do solo. O solo também deve ser mais solto em sua estrutura, o que permite que a água e os organismos benéficos encontrem as raízes da planta.
- Disponibilidade de nutrientes – As plantas prosperam quando têm acesso consistente a nutrientes. Estes incluem nutrientes primários como nitrogênio, fósforo e potássio, nutrientes secundários como magnésio e enxofre e micronutrientes como boro e zinco. Em alguns casos, os produtos aplicados ao solo podem aumentar a disponibilidade de nutrientes por alguns anos, mas depois esses nutrientes começam a sofrer redução de seus teores. Isso exige que os agricultores combatam essa perda de nutrientes com mais fertilizantes.
- Desenvolvimento da raiz – Embora não sejam vistas abaixo do solo, as raízes desempenham um papel importante na saúde geral e na produtividade de uma planta. Suas funções incluem ancorar as plantas no solo e fornecer a água e os nutrientes necessários para estimular o crescimento, além de ajudar as culturas a suportar os estresses ambientais. Incentivar o desenvolvimento radicular e afastar patógenos, que podem causar podridão radicular, é fundamental, porque sem sistemas radiculares fortes, processos vitais como absorção de água e nutrientes, serão afetados.
- Vigor da planta – A saúde e a taxa de crescimento de uma planta afetam seu rendimento. A vitalidade de uma planta pode mudar com mudanças no tipo de solo, clima e até mesmo com a competição de outras culturas. Plantas saudáveis crescem regularmente e produzem folhas, caules ou brotos, que potencialmente produzem mais frutos.
Estimulando o seu caminho para o sucesso
Estimular os processos naturais das plantas pode melhorar sua adequação ao ambiente e suportar a produtividade do solo, a disponibilidade de nutrientes, o desenvolvimento das raízes e o vigor das plantas. Isso pode ser feito usando fertilizantes revestidos com culturas microbianas de alta qualidade. A mistura de culturas microbianas proprietárias encontradas no BiOWiSH® Crop Liquid pode oferecer desempenho consistente, em uma ampla gama de condições operacionais, a um baixo custo para os agricultores. O melhor de tudo é que não exige que os agricultores mudem a forma como aplicam fertilizantes. Os fabricantes de fertilizantes podem recobrir o fertilizante granular ou misturar com fertilizante líquido, com BiOWiSH® Crop Liquid, para criar um fertilizante de eficiência aprimorada que está pronto para uso pelo agricultor.
O fertilizante de eficiência aprimorada pode ajudar os agricultores a aumentar os lucros, mesmo quando enfrentam um dos ambientes de negócios mais desafiadores da história recente. Para obter mais informações sobre os benefícios do BiOWiSH® Crop Liquid, visite biowishtech.com/product/crop-liquid/